O Cogobernante, Por Fernando Ónega 1

O Cogobernante, Por Fernando Ónega

Quando o cronista ainda era mais jovem, tinha esta escala dos acordos políticos: pactos de investidura, acordos pontuais, pactos de legislatura, coligação e enorme coligação. Don Pablo Iglesias, líder Podemos e enorme inovador do léxico e os costumes, trouxe um novo conceito, que até nesta ocasião se usava esporadicamente em várias repúblicas sul-americanas: o co-governo. No começo da semana, expressou sua vontade de cogobernar com o Partido Socialista e quinta-feira saiu da reunião com Pedro Sanchez em Moncloa autoinvestido como “cogobernante parlamentar”.

O prefixo “co” está carregado, por esse caso, de simbolismo. Dir-se-ia que é um grau mais do que suporte político. Até mesmo um grau mais do que um parceiro. Até mesmo um grau a mais que o vice-presidente, mesmo que possa ser sem carro oficial. É como o co-piloto na cabine de um avião.

É como um co-príncipe, se não me irritado em Andorra. É, em suma, um co-presidente ou presidente-bis, que assume uma quota-porção da iniciativa política e a quota-parcela de responsabilidade do governo perante a cidadania. Psicológica e mentalmente quem sabe fale a uma necessidade de poder tocar e deste jeito consegue-o.

Politicamente situa-se em pé de igualdade com Pedro Sánchez, que ficou executor de idéias e projetos de Igrejas, visto que ele não terá competências executivas. Trata-Se, evidentemente, de um casamento de conveniência, no entanto que pode ter amplo curso. Igrejas prestada à Sánchez a garantia de não ser atacado pela esquerda, se cumpre os acordos esboçados nessa quinta-feira.

Sánchez concede Podemos uma parcela primordial de poder e, com ela, a credibilidade de ser um partido com prática real de decisão. E, em favor mútuo, oferecem ao eleitorado a imagem de uma esquerda qualificado de ser entendida, pelo menos em políticas sociais, que é onde está o seu eleitorado. Mas o co-governo não está isento de riscos, essencialmente para Pedro Sanchez. O presidente dinheiro arrisca bem mais do que teu co-piloto. Arrisca a tua imagem centrista, agora que o PP e Cidadãos deixam livre deste espaço. Expõe-Se uma forte ofensiva conservadora, política e mediática, que neste momento começou a comentar de frente popular.

  • 1 Vieses mais usados em marketing
  • 7 Guernica de Picasso
  • É dividido em cinco salas de cassação (Plena, De Governo, Civil-Agrária, Trabalhista e Penal)
  • Colégio de São Jerónimo
  • 1 O Caribe antes do contato europeu
  • 5 Magia negra
  • Mai.2009 | 19:47

↑ a b Decreto Real 129/2019, de 4 de março, de dissolução do Congresso dos Deputados e do Senado e de convocação de eleições.”. ↑ “Rajoy, eleito presidente graças à abstenção de todos os deputados do partido socialista, no entanto 15”. O mundo.

↑ CARPIO, JOSÉ (24 de maio de 2018). “Caso Gürtel – A Audiência Nacional condenação ao PP por lucrar da trama Gürtel e atesta a caixa B”. ↑ “A Audiência Nacional questiona a “importancia” do testemunho de Rajoy, no julgamento do caso Gürtel”.