História Da Medicina 1

História Da Medicina

A história da medicina é o ramo da história dedicada ao estudo dos conhecimentos e práticas médicas durante o tempo. Desde os seus primórdios, o ser humano tem tratado de esclarecer a realidade e os acontecimentos primordiais que nela têm ambiente, como a vida, a morte ou a doença. A medicina teve teu começo na pré-história, a qual também tem o teu próprio campo de estudo chamado de antropologia médica. Se utilizavam plantas, minerais e partes de animais, na maioria das vezes estas substâncias eram utilizadas em rituais de magia por xamãs, sacerdotes, magos, bruxos, animistas, espiritualistas ou adivinhos.

Os dados da Idade Antiga encontrados esclarecem a medicina em diferentes culturas, como a medicina Āyurveda da Índia, o Egito, a antiga China e Grécia. Um dos primeiros reconhecidos personagens históricos é Hipócrates, que é também denominado como o pai da medicina, Aristóteles; teoricamente descendente de um Deus, por sua família: os Asclepíades de Bitínia; e Galeno. Após a queda de Roma, na Europa Ocidental, a tradição médica grega diminuiu. No século V a.

C. dos satélites de júpiter de Crotona, deu-se início a uma fase baseada pela técnica (tekhné), estabelecida na convicção de que a doença se originava por uma série de fenômenos suscetíveis de serem modificados ou revertidos. Na segunda metade do século VIII, os muçulmanos traduziram os trabalhos de Galeno e Aristóteles ao árabe por que os médicos islâmicos se induziram pela busca médica.

No passado a maior quantidade do pensamento médico se devia a que haviam dito previamente, novas autoridades e via-se de forma tal que se foi dito permanecia como a verdade. Esta maneira de ponderar foi sobre isto tudo substituída entre os séculos XIV e XV, o tempo da pandemia de peste negra. Através do século XIX, foram grandes quantidades de descobertas.

XIX, com os avanços de Leeuwenhoek com o microscópio e descobertas de Koch das transmissões bacterianas, no momento em que de fato viu o começo da medicina moderna. A descoberta dos antibióticos, que foi um enorme passo pra medicina. As primeiras maneiras de antibióticos foram as drogas sulfas. Atualmente, os antibióticos se tornaram muito mais sofisticados.

Os antibióticos modernos podem atacar posições fisiológicas específicas, várias até já projetadas com compatibilidade com o corpo para cortar efeitos secundários. O Dr. Edward Jenner descobriu o início da vacinação ao acompanhar que as handebol de vacas que assolava o vírus vaccinia ao ter contato com as manchas eram imunes à varíola.

  • Um colher de sopa de compota
  • sete Sede da Unasul
  • cinco Alimentos para obter massa muscular – Nozes
  • Sementes e frutos secos
  • Gaahl18 (discussão) 17:Cinquenta e seis 14 out 2009 (UTC)

Anos depois, Louis Pasteur lhe deu o nome de vacina em homenagem ao trabalho de Jenner com as vacas. No conclusão do século XIX, os médicos franceses Auguste Bérard e Adolphe Marie Gubler resumindo o papel da medicina até este momento: “Curar às vezes, aliviar freqüentemente, confortar sempre”.

A medicina do século XX, impulsionada pelo desenvolvimento científico e técnico, foi-se consolidando como uma disciplina mais resolutiva, a despeito de sem deixar de ser o fruto sinérgico das práticas médicas vividas até aquele momento. A medicina baseada pela evidência apoia-se em um paradigma essencialmente biologicista, mas reconhece e propõe um paradigma de saúde-doença, determinado por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Marc Armand Ruffer (1859-1917), médico e egiptólogo britânico, definiu a paleopatología como a ciência das doenças que são capazes de ser demonstradas em restos humanos de vasto antiguidade. Uma das hipóteses mais aceitas sobre o surgimento do Mycobacterium (o germe causador da doença) propõe que o antepassado comum denominado Marchaicum, “bactéria livre”, teria dado origem aos modernos Mycobacterium, incluindo o M. tuberculosis.

A mutação teria ocorrido ao longo do Neolítico, em relação com a domesticação de bovinos selvagens na África. As primeiras evidências de tuberculose em humanos foram encontrados em restos ósseos do Neolítico, em um cemitério junto a Heidelberg, presumivelmente pertencentes a um adulto jovem, e datados cerca de 5000 anos antes de nossa era.

Também foram localizados detalhes sugestivos de tuberculose em múmias egípcias datadas entre os anos 3000 e 2400 a. Em relação aos primeiros tratamentos médicos de que se tem discernimento, há que se fazer menção à prática da trepanación (perfuração dos ossos da cabeça pra aceder ao cérebro). Existem achados arqueológicos de crânios com sinais evidentes de trepanación datados do período Neolítico, há em torno de 4.000 e mais de 2.Quatrocentos anos, por razões que se supõe podem ser muitas.