Por meio do contrato de factoring um comerciante ou fabricante cede uma fatura ou outro documento de crédito a uma empresa de factoring, em troca de um adiantamento financeiro total ou parcial. A organização de factoring deduzida do montante do crédito adquirido, da comissão, os juros e outras despesas. As empresas de factoring são normalmente bancos, caixas de poupança ou algumas organizações especializadas.
O factoring costuma ser utilizado por pequenas e médias Organizações pra atender às tuas necessidades de capitais circulantes, de forma especial nos países em que o acesso a empréstimos bancários é limitado. O factoring é útil pras pequenas Organizações que vendem pra grandes corporações com elevados níveis de crédito.
As origens do factoring remontam ao século XVII. Devido às dificuldades pela cobrança das obras (principalmente têxteis) que a Inglaterra exportava para os EUA, as organizações britânicas começaram a delegar a tarefa de venda e cobrança empresários norte-americanos. O deslocamento de um continente a outro encarecía da operação comercial, o que se somou a inexistência de fato sobre o consumidor. Com o tempo, os empresários norte-americanos começaram a assumir o traço comercial de vendas e a realização de adiantamentos financeiros pros exportadores ingleses.
- Jóias Garcia, rodovia Velázquez. Em teu local há uma franquia de lingerie Etam
- Contabilidade de Custos e Administrativa
- 15 – Má aplicação da lei
- Blazers 103-101 Wolves: Sem Ricky nem ao menos Claver
- Mensagens: 611
Desde essa época até o presente o negócio de factoring no universo não parou de crescer. A tua taxa de progresso é de 8% ao ano, em média, estendendo-se, a partir de 1960, praticamente todo o planeta. Hoje em dia, o número de empresas de factoring operando é de quase 2.000, tornando-se desta maneira a esta maneira de financiamento em uma das referências de fundos de curto período mais utilizadas pelas pequenas e médias corporações. Por volta de 500.000 organizações se financiam hoje por meio da venda anual de mais de 500 milhões de faturas por quase 2.000 milhões de dólares norte-americanos.
Se bem os EUA, foi pioneiro por este negócio, a maioria do factoring exerce-se hoje em dia, pela Europa. Apesar de que a maioria dos negócios de factoring está concentrado no factoring doméstico, ou melhor, dentro do estado, a cada dia vai tomando mais importância o factoring internacional de exportação.
O factoring internacional é utilizado por exportadores ou importadores, que vendem ou compram em conta ou por documentos de pagamento nas condições pactuadas. Vendedor, freguês, cedente ou factorado. Corporação de factoring, cessionário, fator ou factorante. Em várias modalidades de factoring (principalmente o factoring de exportação) são capazes de participar de outras partes, como companhias de seguros ou de terceiros encarregados de diligências de cobrança. Factoring sem garantia ou sem plano. O factoring sem plano implica a compra e venda de contas por 100% do valor das mesmas, menos um percentual ou diferença de valor, sem solicitar a assinatura de avales ou garantias de qualquer tipo.
A corporação de factoring assume totalmente o traço de incobrabilidad do devedor. Factoring com garantia ou com método. O factoring com jeito implica a compra e venda de notas fiscais, recebendo o consumidor um adiantamento financeiro por uma parcela do valor destas faturas. As empresas que desenvolvem esta modalidade de factoring não assumem o traço de incobrabilidad do devedor e, desta maneira, pedem ao freguês a assinatura de um vale, de um aval ou fiança como garantia do adiantamento recebido.